Quando estou à Mesa

Quando estou à Mesa

Hoje aprenderemos a importância deste memorial que o próprio Jesus institui antes da sua crucificação: a Ceia do Senhor.

São lições importantes que podemos vivê-las, não somente para o dia da Ceia do Senhor, mas para todos os dias das nossas vidas.

Na carta do Apostolo Paulo em 1º Coríntios 11. 23-28 lemos: 

“Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. 

Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim. 

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.”

Estar diante da mesa do Senhor, deste memorial, tem algumas representações importantes para nossa trajetória de vida, e por isso a ceia tem este poder de revelar, de mostrar e fazer que olhemos para algumas direções.

MOSTRA O PASSADO

(V.26) “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor”

Anunciar aqui, remete ao passado, o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz, isto é gratidão.

Nos aponta para a cruz, o que aconteceu no passado por nós, que uma aliança foi estabelecida no calvário, uma aliança de amor e entrega, de algo permanente e insubstituível.

O pedido do Senhor Jesus na última páscoa para com seus discípulos, não foi para lembrar, trazer a memória os milagres, os feitos poderosos de Jesus, mas lembrar da sua morte de cruz por nós.

Ao celebrar a Ceia, estamos nos lembrando porque Ele morreu, como Ele morreu, por quem Ele Morreu. Então você entende que você é amado.

Olhe para o passado e veja quem você era sem Jesus, como seria sua família sem Jesus e aonde você estaria se você não recebesse Jesus como Senhor de sua vida.

Olhe para o passado com gratidão de como era minha condição e quando Deus me alcançou com sua infinita graça, me deu uma nova história.

Em Colossenses 1.13 fala:

“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado”

Por isso olhe com gratidão e reconhecimento de que uma aliança de amor foi feita na cruz pelo sangue de Jesus Cristo.

Estar ao redor da mesa:

MOSTRA O FUTURO

(V.26b) “anunciam a morte do Senhor até que ele venha.”

Aqui nos mostra e nos aponta para o futuro e, nos mostra um olhar de esperança.

A Ceia do Senhor sinaliza, para a segunda vinda de Jesus, por isso devemos olhar para o futuro com olhar de esperança, de que Jesus vai voltar, por isso temos segurança como está escrito em Hebreus 6.19:

“Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu”.

A Ceia nos remete para o futuro, então nossa esperança não está no aqui, no agora, mas sim, fundamentada na promessa, segura e real da volta de Jesus.

Por isso nosso olhar tem que estar para o céu e para as coisas pertencentes ao céu.

Em Colossenses 3.1-3 diz:

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.”

Nossa prioridade é o céu, se você viver olhando para o aqui e agora você enchera seu coração de decepções, tristezas, medos, angústias e frustrações.

Mas, se você olhar para o futuro, encherá seu coração de alegria, esperança e paz, por isso, viva com expectativas, Jesus vai voltar.

Não se apegue com as coisas daqui. Seu lugar é o céu, você não é daqui. Há um lugar de espera. Em João 14. 1-3 diz: 

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

Por isso quando estou a mesa.

MOSTRA O PRESENTE 

(V.28) “Examine-se o homem a si mesmo, e coma…”

Como você está agora, fala do agora, do presente, um autoexame antes de comer do pão.

Ter um olhar para o presente nos remete a submeter, avaliar o estado do seu coração.

Ter um olhar para o presente, para o agora, mostra que um exame pessoal é necessário, e com isso nos conduz a presença de Deus, a expressar uma vida cristã autêntica como sal da terra e luz do mundo, porque em Jesus você tem perdão total, o preço já foi pago na cruz.

Em Romanos 8. 1 diz:

“Portanto nenhuma condenação à para aqueles que estão em Cristo Jesus”

Mostrar o presente, para assim submeter a Deus totalmente e renunciar mágoa, falta de perdão, rancor, ódio, palavras que ferem.

Submeter-se a Deus, o aproxima dEle.

Em Tiago 4. 7,8 diz:

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.”

Portanto olhe para o presente como um presente, busque sempre fazer uma autoanalise de como está seu coração, suas atitudes, seu casamento, vida pessoal, vida com Deus, vida na sua igreja local.

O examinar não é para amanhã, não é para depois, não procrastine mais, examinar-se é para agora.

APLICAÇÃO

Hoje aprendemos que quando estamos ao redor da mesa da Ceia do Senhor, precisamos aprender a olhar para direções importantes da nossa vida, assim ao estar a mesa preciso olhar para o passado com coração de gratidão por tudo que Deus fez por mim, como Ele me ama.

Também olhar para o futuro como o olhar de esperança porque Jesus voltará. Não posso viver focado com os olhos somente na terra, mas para o céu porque este é o meu destino, Jesus está me esperando, com grandes expectativas.

E quando estou a mesa ela me mostra, o presente, que preciso fazer sempre um autoanalise do meu coração, não deixar que as coisas da terra me contaminem a ponto de não conseguir ter uma vida de paz, alegria e realizações.

Por isso quando estou a mesa, entendo que o passado, futuro e presente, estiveram, estão e sempre estarão no controle de Deus.

Amém.

 

COMPARTILHE:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

SEPARAMOS PARA VOCÊ: