Escola Bíblica – EBD

maxresdefault

A Escola Bíblica Dominical (EBD) tem uma importância histórica profunda para as igrejas evangélicas, representando um pilar fundamental na formação espiritual e no crescimento dos fiéis ao longo dos séculos. Desde seus primórdios até os dias de hoje, a EBD tem desempenhado um papel crucial na transmissão da Palavra de Deus e no fortalecimento da fé dos crentes.

Origens e Evolução: A EBD teve suas origens no século XVIII, com o movimento de educação religiosa popular iniciado por Robert Raikes na Inglaterra. Esse movimento visava educar crianças e jovens por meio do estudo da Bíblia aos domingos, complementando sua instrução formal. Ao longo dos anos, a EBD se espalhou pelo mundo, adaptando-se às diferentes culturas e contextos, mas mantendo seu propósito central de ensinar as Escrituras.

Momentos Históricos:

  • Movimento de Despertamento Religioso: No século XIX, durante os avivamentos religiosos, a EBD desempenhou um papel crucial ao instruir e mobilizar os crentes para o serviço e a evangelização.
  • Consolidação Institucional: No século XX, a EBD se tornou uma instituição sólida dentro das igrejas evangélicas, com currículos estruturados e professores capacitados para ministrar o ensino bíblico.
 

Passagens Bíblicas que Fortalecem o Entendimento:

  • 2 Timóteo 3:16-17: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”
  • Salmo 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”
 

Importância de Participar em Família: A participação na EBD em família fortalece os laços familiares e promove a unidade espiritual. Pais e filhos têm a oportunidade de estudar juntos as verdades da Palavra de Deus, compartilhando experiências e crescendo em conhecimento e fé.

Temas Recorrentes na EBD:

  • Estudos dos livros da Bíblia.
  • Doutrinas fundamentais da fé cristã.
  • Princípios éticos e morais para a vida cristã.
  • Evangelismo e missões.
 

Participar da Escola Bíblica Dominical não é apenas uma prática tradicional, mas uma necessidade espiritual para todo crente que deseja crescer em sua fé e conhecimento de Deus. Que possamos valorizar e investir nesse importante ministério, tanto individualmente quanto em família, para a glória de Deus e edificação de sua igreja.

 

PROGAMAÇÃO:

8h30 – Café da Manhã | 9h – Início das Atividades

Obs: “As atividades são as mesmas em todas nossas Congregações.”

 
 
 
 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter