Cara a cara com o
1 - Começando a conversa com o Pastor Jonas gostaria que dissesse algo sobre a fé que professa e, ainda, sobre a denominação de sua Igreja
Resposta: A fé é a certeza das coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem. Por ela vivemos, nela existimos. Pertencemos a Igreja Assembleia de Deus missão, fundada no Brasil em 1910 pelos missionários suecos - Gunnar Vingren e Daniel Berg. Em Belém do Pará, com cinco irmãos, hoje somos a maior denominação com mais de 30.000.000 (trinta milhões) de assembleianos no Brasil. Somos fundadores do movimento Pentecostal neste continente. Onde cremos e pregamos a salvação do homem através da fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo.
2- Como o Sr. analisa o crescimento da fé Evangélica e o que mais atrai os fiéis.
Resposta: O povo está lendo mais. E a bíblia é o manual de Deus para o homem. Em tempos idos, havia proibição da leitura bíblica pela igreja Romana, o povo comparecia a igreja sem portar a bíblia sagrada, cria tão somente em literaturas fornecidas por seus líderes sem qualquer questionamento. Hoje nas igrejas, quase todos portam a bíblia, e cumpre-se a palavra. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32. A maior atração para os fiéis são os milagres de Deus em suas vidas, começando pela salvação, regeneração e transformação do seu modo de viver.
3 - O otimismo, a confiança em uma vida melhor, a realização plena é o ponto alto da fé evangélica?
Resposta: É o conjunto dessas coisas, atrelada a certeza de vida com cristo após a morte, a serenidade e a paz que o cristão vive diante das mais adversas circunstâncias.
4 - Como é tratado o sofrimento, a doença, o insucesso profissional, familiar enfim, pelos orientadores da igreja?
Resposta: São tratados com muito amor e carinho, seguindo as orientações contidas na palavra de Deus, que jamais nos abandona diante de qualquer circunstância. Trazendo conforto e paz na hora da aflição, através do Espírito Santo.
5 - Para o senhor, porque sendo filhos de um mesmo Deus, a vida se faz tão cruel para alguns e tão promissora para outros?
Resposta: Aí está o grande equívoco, todos são criaturas de Deus. Filhos são os que o confessam como Senhor e Salvador, então na condição de filhos passamos a gozar dos privilégios que o PAI deixou para seus filhos.
6 - O que é mais importante, a oração ou a ação?
Resposta: Oração: é orar+ação. Deus não tem compromisso com os inertes, inaptos, deitados eternamente em berço esplêndido... Orar e agir é ordem do Pai, quando oramos ele nos orienta como agir.
7 - Como é vista Maria, mãe de Jesus dentro da orientação evangélica?
Resposta: A mulher mais privilegiada na face da terra, pois foi escolhida para que o Deus/homem fosse gerado em suas entranhas, entretanto isso não lhe dá poderes especiais, pois na morte de Jesus na cruz do calvário, Ele recomenda que o apóstolo João cuide de sua mãe. João 19: 26, 27 ... Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: mulher eis aí teu filho. Disse ao seu discípulo: Eis ai a tua mãe. Dessa hora em diante o discípulo a tomou para casa. Enfim Maria é a nossa irmã mais velha.
8 - Pastor Jonas após a morte para onde a alma ou o espírito segue?
R. Depende de como usou seus dias aqui na terra. Para o cristão a regra é universal. (Hebreus 9:27). Assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo. Para o ímpio ver Lucas 16: 22,23.Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelo anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno estando em tormentos levantou os olhos e viu ao longe a Abraão...
9 - Como é vista a homossexualidade, dentro dos preceitos da crença evangélica?
Resposta: Dentro dos preceitos bíblicos, Romanos 1: 26, 27 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. Sendo está a nossa única regra de fé e conduta. Poderíamos citar diversos textos bíblicos que condena a homofobia. Entretanto amamos e oramos por todos homossexuais e diversos deles freUentam nossa Igreja.
10 - Uma oração silenciosa tem o mesmo valor que a louvação em voz alta?
Resposta: Sim, pois Deus está atento a toda e qualquer oração, o que importa e orarmos com o coração quebrantado, humildemente diante de Deus. Quando oramos em voz alta estamos extravasando nossas emoções ao sentirmos a resposta de Deus as nossas preces..
11 - São várias as denominações das Igrejas Evangélicas. Onde se estabelecem as diferenças?
Resposta: Devemos aqui separar o joio do trigo, pois dentre os vários segmentos religiosos existem igrejas e seitas; que não podem serem arroladas como igrejas. Afirmamos com clareza solar, que as diferenças entre igrejas verdadeiras, são somente: Liturgia (forma de cultuar) e usos e costumes, entretanto, professamos o mesmo Deus, a mesma fé.
12 - É notório o grande número de pessoas que deixam a religião seguida a anos, para se abrigar na fé evangélica. Como o Sr. vê essa evasão?
Resposta: A migração das mais diversas religiões para o cristianismo se dá pela frustração diante de um discurso frio, vazio, onde a expectativa cultivada ao longo dos anos não acrescentou nada de positivo as essas pessoas, que ao ouvirem e participarem de um culto evangélico percebem nitidamente o fulgor do cristianismo, pois são tocadas pela verdadeira Palavra de Deus.
13 - Juventude e Igreja. Há confronto de opiniões, debates de ideias, por exemplo?
Resposta: Se falarmos da juventude não cristã haverá sempre confrontos gerados pelo “modus vivendi” de uma juventude desregrada e sem limites. Tratando-se da juventude cristã inexiste esse confronto em virtude de todos terem como regra de conduta e fé a Bíblia Sagrada, que norteia todo comportamento.
14 - Qual é o papel da mulher segundo as normas evangélicas?
Resposta: A mulher possui as mesmas normas que os homens, obviamente respeitando seu lado feminino. No que concerne ao cristão, mulheres e homens cultivam o caráter de Cristo, pois ele é o nosso exemplo maior.
15 - Qual o principal lema ditado e que deve ser seguido por todos?
Resposta: Sermos cristãos = Pequenos cristos, seguidores de Cristo, fiéis a Cristo. Reconhecendo a Ele como único e suficiente salvador.
16 - Conte-nos, em breve relato, como foi sua opção pela religião e como se fez Pastor?
Resposta: Nascido em lar cristão questionei com os meus pais sobre as convicções religiosas que haviam me ensinado, não satisfeito com os argumentos apresentados, comecei a pesquisar, livros, literaturas, passando a frequentar os mais diversos locais religiosos inclusive, centro espírita, terreiro de macumba, meditações e outros. Finalmente fui para a Faculdade de Teologia e durante quatro anos pude me decidir pelo único e melhor caminho. Após o término do curso viajei para diversos países e pude ver que a única religião que possui unanimidade doutrinária é o cristianismo. Recebi a chamada para o ministério Pastoral pelo próprio Deus no ano de 1990, sendo consagrado para Pastorear em 1992. O que conciliei com a profissão de advogado militante, que exercia desde 1984 na cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aposentado por tempo de serviço em 2009. Hoje exerço tão somente a função pastoral nesta cidade o que muito me alegra e realiza, pois hoje como cidadão araguarino pretendo ser jubilado nesta cidade na mesma Igreja em que sirvo a Deus.
- Um livro
Ele escolheu os cravos (Max Lucado)
- Música
Caminhos (Mara Lima)
- Divórcio
Última porta a ser acessada depois de esgotado todas as possibilidades do matrimônio.
- Adultério
Fonte de prazer, poço de desgraça. Provérbios 5:3,4... lábios da mulher adúltera é mais doce que o mel... mas o final é mais amargo que o absinto (fel).
- Descriminalização da maconha
Porta aberta para as drogas pesadas.
- Violência
Ausência de Deus na vida.
- Pedofilia
O crime mais hediondo. Todo pedófilo deve ser castrado quimicamente.
- Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Contrário a Sagradas Escrituras, Deus criou Adão e Eva e não Adão e Ivo.
- Um luxo
Meus netos.
- Um lixo
Dependência de drogas.
- Felicidade é...
Ter paz com Deus e a paz de Deus.
- Um sonho
Ser transformado, arrebatado e ir para o céu com Jesus. Viver eternamente.
Entrevista cedida ao Jornal Gazeta do Triângulo, na coluna Cara a Cara (Lêda Pinho)
Currículo Pr. Jonas
“Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.”(1 Co 4.1)
JONAS RAMOS DE OLIVEIRA nasceu em 17 de maio de 1954, em um lar evangélico na Cidade do Rio de Janeiro, filho do casal de pernambucanos Capitolino Ramos de Oliveira e Maria do Carmo S. Oliveira, sendo o 6º dos 12 filhos do casal e o primeiro a nascer no Rio de Janeiro. Na sua infância aprendeu a profissão do pai – marceneiro, foi aluno do Senai onde se destacou pela criatividade, mas optou por não seguir essa profissão. Queria mesmo estudar. Convicto; foi à luta; sempre trabalhando e estudando.
Iniciou a faculdade de engenharia civil, mas o dom da palavra falou mais alto e decidiu pela carreira de Ciências Jurídicas, graduando-se em 1987 e com Pós Graduação em 1989, se dedicando ao exercício da advocacia e desde então destacando-se na vida forense no Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil.
Sua infância e juventude foram na Assembleia de Deus - Lapa - RJ, onde trabalhou como líder de jovens, adolescentes e evangelismo, dentre outras atividades. Nessa igreja conheceu Mirian Stopa de Oliveira, com quem veio a se casar em 28 de dezembro de 1974. Seu lar se completou com o nascimento das três filhas.
Sempre dedicado, graduou-se em 1993 em Teologia na Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos – EPOE -RJ. Posteriormente transferiu-se para a Assembleia de Deus em São Cristóvão-RJ, tornando-se obreiro e depois consagrado pastor auxiliar.
Em dezembro de 1994, obedecendo à ordem de Deus, ainda que a contragosto se mudou para Araguari. Cooperou com algumas Igrejas até que; em 1998 fundou a Assembleia de Deus Sibipiruna, no terraço de sua casa na Rua Califórnia. A Igreja logo cresceu; passando do “terraço” para a "lojinha" do Sibipiruna, onde posteriormente foi construído o primeiro templo, que com o decorrer dos dias tornou-se também pequeno; e Deus o abençoou com o grande Templo na Rua Natal Mujalli; que passou a chamar-se A.D.C.A - Assembleia de Deus Central em Araguari, a qual pastoreia com muita satisfação.
Hoje com coração voltado para Araguari, não faz a obra de Deus como obrigação, mas com um profundo amor.
Sua família; composta de sua esposa Sra. Mirian, os quatro filhos: André, Débora, Ester e Rachel, genros, nora e os sete netos; tem sido sua grande colaboradora na obra de Deus; que não para de crescer nessa cidade.
O Salmo 128 se cumpre em sua vida.
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa;
os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
De Sião o Senhor te abençoará; e tu verás a prosperidade de Jerusalém em todos os dias da tua vida, e verás os filhos de theus filhoes, e paz sobre Israel."
Contato:
secretaria@adca.org.br
© Copyright 2004-2020 ADCA - Assembleia de Deus Central em Araguari
Todos os direitos reservados.