Você está aqui: Capa » Cara a Cara Pastor Jonas

Cara a Cara Pastor Jonas

1 – Começando a conversa com o Pastor Jonas gostaria que dissesse algo sobre a fé que professa e, ainda, sobre a denominação de sua Igreja

Resposta: A fé e a certeza das coisas que se esperam a convicção de fatos que se não vêem. Por ela vivemos, nela existimos. Pertencemos a Igreja Assembléia de Deus missão, fundada no Brasil em 1910 pelos missionários suecos – Grunar  Vingren  e Daniel Berg. Em Belém do Pará, com cinco  irmãos, hoje somos a maior denominação  com mais de 30.000.000 (trinta milhões) de assembleianos  no Brasil. Somos fundadores do movimento Pentecostal  neste continente. Onde cremos e pregamos a salvação do homem através da fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo.

2- Como o Sr. analisa o crescimento da fé Evangélica e o que mais atrai os fiéis.

Resposta: O povo está lendo mais. E a bíblia è o manual de Deus para o homem. Em tempos idos, havia proibição da leitura bíblica pela igreja Romana, o povo comparecia a igreja sem portar a bíblia sagrada, cria tão somente em literaturas fornecidas por seus líderes sem qualquer questionamento. Hoje nas igrejas, quase todos portam a bíblia, e cumpre-se a palavra. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32. A maior atração para os fiéis são os milagres de Deus em suas vidas, começando pela salvação, regeneração e transformação do seu modo de viver.

3 – O otimismo, a confiança em uma vida melhor, a realização plena é o ponto alto da fé evangélica?

Resposta: È o conjunto dessas coisas, atrelada a certeza de vida com cristo após a morte, a serenidade e a paz que o cristão vive diante das mais adversas circunstâncias.

4 – Como é tratado o sofrimento, a doença, o insucesso profissional, familiar enfim, pelos orientadores da igreja?

Resposta: São tratados com muito amor e carinho, seguindo as orientações contidas na palavra de Deus, que jamais nos abandona diante de qualquer circunstancia. Trazendo conforto e paz na hora da aflição, através do Espírito Santo.

5 – Para o senhor, porque sendo filhos de um mesmo Deus, a vida se faz tão cruel para alguns e tão promissora para outros?

Resposta: Aí está o grande equívoco, todos são criaturas de Deus. Filhos são os que o confessam como Senhor e Salvador, então na condição de filhos passamos a gozar dos privilégios que o PAI deixou para seus filhos.

6 – O que é mais importante, a oração ou a ação?

Resposta: Oração: é orar+ação. Deus não tem compromisso com os inertes, inaptos, deitados eternamente em berço esplêndido… Orar e agir é ordem do Pai, quando oramos ele nos orienta como agir.

7 – Como é vista Maria, mãe de Jesus dentro da orientação evangélica?

Resposta: A mulher mais privilegiada na face da terra, pois foi escolhida para que o Deus/homem fosse gerado  em suas entranhas, entretanto isso não lhe dá poderes especiais, pois na morte de Jesus na cruz do calvário. Ele recomenda que o apóstolo João cuide de sua mãe.  João 19: 26, 27 ... Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: mulher eis aí teu filho. Disse ao seu discípulo: Eis ai a tua mãe. Dessa hora em diante o discípulo a tomou para casa. Enfim Maria é a nossa irmã mais velha.

8 – Pastor Jonas após a morte para onde a alma ou o espírito segue?

R. Depende de como usou seus dias aqui na terra. Para o cristão a regra é universal. Hebreus 9:27.  Assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo. Para o ímpioVerLucas 16: 22,23.Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelo anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno estando em tormentos levantou os olhos e viu ao longe a Abraão…

9 – Como é vista a homossexualidade, dentro dos preceitos da crença evangélica?

Resposta: Dentro dos preceitos bíblicos, Romanos 1: 26, 27 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;  semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. Sendo esta a nossa única regra de fé e conduta. Poderíamoscitar diversos textos bíblicos que condena a homofobia. Entretanto amamos e oramos por todos homossexuais e diversos deles freqüentam nossa Igreja.

10 – Uma oração silenciosa tem o mesmo valor que a louvação em voz alta?

Resposta: Sim, pois Deus está atento a toda e qualquer oração, o que importa e orarmos com o coração quebrantado, humildemente diante de Deus. Quando oramos em voz alta estamos extravasando nossas emoções ao sentirmos a resposta de Deus as nossas preces.

11 – São várias as denominações das Igrejas Evangélicas. Onde se estabelecem as diferenças?

Resposta: Devemos aqui separar o joio do trigo, pois dentre os vários segmentos religiosos existem igrejas e seitas; que não podem serem arroladas como igrejas. Afirmamos com clareza solar, que as diferenças entre igrejas verdadeiras, são somente: Liturgia (forma de cultuar) e usos e costumes, entretanto, professamos o mesmo Deus, a mesma fé.

12 – É notório o grande número de pessoas que deixam a religião seguida a anos, para se abrigar na fé evangélica. Como o Sr. vê essa evasão?

Resposta: A migração das mais diversas religiões para o cristianismo se dá pela frustração diante de um discurso frio, vazio, onde a expectativa cultivada ao longo dos anos não acrescentou nada de positivo as essas pessoas, que ao ouvirem e participarem de um culto evangélico percebem nitidamente o fulgor do cristianismo, pois são tocadas pela verdadeira Palavra de Deus.

13 – Juventude e Igreja. Há confronto de opiniões, debates de idéias, por exemplo?

Resposta: Se falarmos da juventude não cristã haverá sempre confrontos gerados pelo “modus vivendi” de uma juventude desregrada e sem limites. Tratando-se da juventude cristã inexiste esse confronto em virtude de todos terem como regra de conduta e fé a Bíblia Sagrada, que norteia todo comportamento.

14 – Qual é o papel da mulher segundo as normas evangélicas?

Resposta: A mulher possui as mesmas normas que os homens, obviamente respeitando seu lado feminino. No que concerne ao cristão, mulheres e homens cultivam o caráter de Cristo, pois ele é o nosso exemplo maior.

15 – Qual o principal lema ditado e que deve ser seguido por todos?

Resposta: Sermos cristãos = Pequenos cristos, seguidores de Cristo, fiéis a Cristo. Reconhecendo a Ele como único e suficiente salvador.

16 – Conte-nos, em breve relato, como foi sua opção pela religião e como se fez Pastor?

Resposta: Nascido em lar cristão questionei com os meus pais sobre as convicções religiosas que haviam me ensinado, não satisfeito com os argumentos apresentados, comecei a pesquisar, livros, literaturas, passando a freqüentar os mais diversos locais religiosos inclusive, centro espírita, terreiro de macumba, meditações e outros. Finalmente fui para a Faculdade de Teologia e durante quatro anos pude me decidir pelo único e melhor caminho. Após o término do curso viajei para diversos países e pude ver que a única religião que possui unanimidade doutrinária é o cristianismo. Recebi a chamada para o ministério Pastoral pelo próprio Deus no ano de 1990, sendo consagrado para Pastorear em 1992. O que conciliei com a profissão de advogado militante, que exercia desde 1984 na cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aposentado por tempo de serviço em 2009. Hoje exerço tão somente a função pastoral nesta cidade o que muito me alegra e realiza, pois hoje como cidadão araguarino pretendo ser jubilado nesta cidade na mesma Igreja em que sirvo a Deus.

 

Jogo rápido

 Um livro- Ele escolheu os cravos (Max Lucado)

Música– Caminhos (Mara Lima)

Divorcio– Última porta a ser acessada depois de esgotado todas as possibilidades do matrimônio.

Adultério– Fonte de prazer, poço de desgraça. Provérbios 5:3,4… lábios da mulher adúltera é mais doce que o mel… mas o final é mais amargo que o absinto (fel).

Descriminalização da maconha– Porta aberta para as drogas pesadas.

Violência– Ausência de Deus na vida.

Pedofilia– O crime mais hediondo. Todo pedófilo deve ser castrado quimicamente.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo – Contrário a Sagradas Escrituras, Deus criou Adão e Eva e não Adão e Ivo.

Um luxo– Meus netos.

Um lixo– Dependência de drogas.

Felicidade é… Ter paz com Deus e a paz de Deus.

Um sonho– Ser transformado, arrebatado e ir para o céu com Jesus. Viver eternamente.

 

Entrevista cedida ao Jornal Gazeta do Triângulo, na coluna Cara a Cara (Lêda Pinho)

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top