Você está aqui: Capa » Colunas » Pb. João Paulo » ALGUMAS LIÇÕES PRÁTICAS DA VIDA DE JOSUÉ
ALGUMAS LIÇÕES PRÁTICAS DA VIDA DE JOSUÉ

ALGUMAS LIÇÕES PRÁTICAS DA VIDA DE JOSUÉ

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Js 1.7-9

 

Veja que o Senhor ordenou a Josué que obedecesse toda a lei que havia aprendido enquanto servo de Moisés; lei do Senhor, na qual perseverou e, assim, obteve sucesso em seu proceder.

A orientação em obedecer a Palavra do Senhor não mudou, não vale somente para líderes (Sl 1); a falta de obediência à Palavra é o motivo do pecado do homem e do insucesso de muitos cristãos ( Mc 12.24). Veja o sacerdote Arão , foi proibido de entrar na terra prometida por causa de sua desobediência, rebeldia (Nm 20.24 ), também o grande líder Moisés ficou de fora da terra prometida pela sua desobediência ( Nm 32.51,52).

Deus é justo e não leva em consideração títulos, cargos, status, colocação social, situação econômica etc.. Ele quer saber se o homem é fiel ou não, desobediente ou não, isso é o que importa, que diferencia um homem diante de Senhor; já temos tudo que nos é necessário para servirmos ao Senhor com fidelidade: Seu Espírito, Sua Palavra e Seu cuidado; cabe-nos o esforço e dedicação a Ele.

 

“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.” Js 3.5-7

 

O versículo 5 do capítulo 3 do livro de Josué estabelece uma regra, uma condição para que Deus opere na vida do homem em meio ao seu povo: a condição é a santidade, a separação para Deus, separação do pecado para dedicar-se a Deus; e essa santificação não é para alcançar algo simplesmente humano, é para que Deus cumpra na vida dos Seus aquilo que é Sua vontade. Deus já havia prometido aquela terra a Abraão ( Gn 17.8), portanto, o propósito de Deus na santificação do povo era para cumprir-se a Sua vontade, porque Ele tem pensamentos de paz a nosso respeito: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29 : 11).

Há o principal ponto que deve ser observado quando o assunto é santificação, o objetivo maior da vida daqueles que buscam santificação: o céu, a Canaã Celestial. Da mesma forma que a santidade precedeu a benção, a entrada em Canaã, assim também só entrarão para a presença eterna de Deus aqueles que se santificarem durante seus dias de vida ( Hb 12.14).

 

No versículo 7 Deus disse que a Josué que o Senhor mesmo o engrandeceria. Você vê algo importante neste verso? Deus é que engrandece o homem, Ele é quem faz com que o homem seja elevado diante dos olhos do povo, enquanto vemos muitos “puxando o tapete” de outros, ou mesmo homens engrandecendo-se sobre os demais,  nós vemos que o Senhor quer exaltar aqueles que Lhe obedecem, que se humilham diante dEle.

Quer ser exaltado, abençoado, elevado diante dos homens? Siga o conselho bíblico que Tiago deixou em sua epístola: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4 : 10)

Siga esses exemplos encontrados na vida de Josué e serás bem sucedido, medite na Palavra de Deus e obedeça todos seus preceitos, tenha fé como esse grande líder teve ao marchar rumo ao Jordão, humilhe-se na presença do Deus vivo e Ele te recompensará.

Este artigo foi visualizado: 1.469 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top